quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PARABÉNS PROFESSOR PELO SEU DIA!

Parabéns a todos os professores da Escola Maria Benta !

A Direção da Escola homenageou seus professores em uma pizzaria da cidade.Confira as fotos.















PARABÉNS EDUCADOR!


Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...

(autor desconhecido)

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Uepa prorroga inscrições para os Processos Seletivos 2011

Ainda há tempo para você realizar a sua inscrição no Prise e no Prosel. Você tem até o dia 13 de outubro para se inscrever apenas pelo site da Uepa. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 14, em casas lotéricas, postos de auto-atendimentos nos caixas eletrônicos ou nas redes de serviço autorizadas.

As inscrições para os Processos Seletivos 2011 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram prorrogadas até às 23h do dia 13 de outubro.

Para se inscrever no Programa de Ingresso Seriado (Prise) ou no Processo Seletivo (Prosel), os candidatos devem acessar o site da Uepa (www.uepa.br), preencher o formulário de inscrição e efetuar o pagamento até o dia 14, em casas lotéricas, postos de auto-atendimentos nos caixas eletrônicos ou nas redes de serviço das farmácias. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60 para o Prosel e R$ 35 para o Prise.

Segundo a coordenadora dos Processos Seletivos 2011 da Universidade, Ionara Antunes Terra, a decisão em prorrogar as inscrições foi tomada após a avaliação da Comissão Permanente de Acesso do Ensino Superior (Copaes), que levou em consideração a greve dos bancos. “Apesar de poder pagar em redes autorizadas, a Universidade teve a preocupação com o aluno, para ele não perder o prazo e por isso, prorrogou”, explica Ionara. Entretanto, “se a greve persistir, não haverá mais prorrogação”, afirma a coordenadora.

A homologação das inscrições será feita no período de 8 a 30 de outubro e a partir desta data até o dia 5 de novembro, o candidato poderá imprimir o seu comprovante de inscrição, apenas pelo site da Uepa.

A primeira e a segunda etapa das provas do Prise e Prosel acontecem nos dias 28 e 29 de novembro de 2010, de 8h às 13h. A terceira etapa será no dia 12 de dezembro, no mesmo horário. Os candidatos a uma vaga nos cursos de Licenciatura Plena em Música e Bacharelado em Música no Prosel 2011 ou na terceira etapa do Prise deverão submeter-se, obrigatoriamente, ao Exame Habilitatório.

De caráter eliminatório e valendo 30 pontos, o Exame se divide em duas provas práticas. A primeira, no dia 7 de novembro, é destinada a candidatos da Licenciatura e Bacharelado. Já a Prova Prática 2 acontece no dia seguinte (8), apenas para os candidatos a uma vaga no Bacharelado. As provas práticas acontecem em Belém e em Santarém.

Em 2011, o Programa de Ingresso Seriado (Prise) e o Processo Seletivo (Prosel) da Uepa oferecem 2.864 vagas, em 19 cursos de graduação da Universidade, distribuídos nos cinco campi da capital e nos 15 do interior, nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia.

Procure a Sala de Informática da Escola Maria Benta e faça a sua inscrição com a professora Sheylla até o dia 13 de novembro.Não perca esta oportunidade.

domingo, 3 de outubro de 2010

ENEM 2010 – FIQUE DE OLHO!



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 e tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.


O Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.

A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:

• Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
• Como primeira fase;
• Combinado com o vestibular da instituição;
• Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Atenção! Alunos dos 3º anos da Escola Maria Benta o seu cartão de confirmação de inscrição no ENEM deverá chegar entre 4 e 25 de outubro. Fique de olho. Caso não receba entre no seguinte link e acompanhe a sua inscrição.
http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/